Turismo e Lazer

Além do conforto e lazer do Sitio Rancho da Paz, você também pode aproveitar os pontos turísticos da bela Cidade de Guararema.

Turismos em guararema

Parque Pedra Montada

Funcionamento
Terça a Quinta das
7 H as 18 H
Sexta, Sábado, Domingo e Feriados
7 H as 20 H

Uma verdadeira escultura da natureza. 
Construído no entorno de uma belíssima sobreposição de pedras - cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura, o Parque Municipal da Pedra Montada oferece acesso confortável ao visitante, fazendo do trajeto até as pedras um agradável passeio. O visitante ainda pode estender o passeio até a Pedra do Tubarão, outra escultura da natureza com a forma de tubarão. O passeio até este ponto se dá através de uma caminhada autoguiada com grau de dificuldade moderada, com apoio de bancos para descanso ao longo do caminho. Vale a pena visitar!

Turismo em guararema

Casa da Memória

Horário de funcionamento:
De quarta a Sexta
10h às 13h e das 15h às 18h
Sábados, Domingos e feriados
14h às 19h.
Rua D. Laurinda, 138 – Guararema

Equipamento cultural vinculado à Secretaria de Cultura do Município, constitui um espaço público destinado à recuperação e à preservação da memória de Guararema. 
Com a missão de produzir, acumular e difundir conhecimentos sobre a Memória local, pretende reunir conjuntos documentais textuais e iconográficos relacionados às origens, ao processo de urbanização, à industrialização, famílias, imigração, movimentos culturais e religiosos, bem como oficiais.

maria fumaça guararema

Maria Fumaça

Rua Dr. Falcão, 4 - Centro

O Passeio Cultural Guararema Luís Carlos foi idealizado para resgatar e valorizar a história e o patrimônio de nossa cidade.
Guararema tem seu desenvolvimento diretamente ligado à história da Ferrovia, cresceu na cadência e sob o apito de uma Maria Fumaça.
Este resgate está sendo ilustrado por uma das maiores locomotivas a vapor remanescente no país: A Maria-Fumaça 353 – conhecida como Velha Senhora, que conta com 03 carros de passageiros da década de 30 que comportam, ao todo, 150 passageiros.

Alugar sítio em SP

Estação Ferroviária

Rua Dr. Falcão, 4 - Centro

A História da Estação Ferroviária confunde-se com a própria História da cidade, já que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970.

O Pontilhão, próximo à estação de trem, no Centro da cidade, chama a atenção de todos que a veem devido à grandiosidade de sua arquitetura de origem inglesa. A estação foi reformada e transformada em Centro Cultural onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura.

Turismo Guararema

Capela NS D'Ajuda

Funcionamento
Segunda a Sexta
das 8h às 18h
Sábado e domingo
das 7h às 17h
Tombada pelo CONDEPHAAT
Rua D’Ajuda, 520 - Bairro D’Ajuda

A capela de Nossa Senhora D'Ajuda foi construída em 1682 por Manuel Pinto do Rego, às margens do Rio Paraíba do Sul, na rota de bandeirantes, viajantes e tropeiros, e é uma das construções coloniais mais antigas do Estado.

Foi núcleo religioso das fazendas da região, servindo também de cemitério, enterrando-se os senhores no interior do templo e os escravos atrás. Em 1927, José Benedito da Cruz, um artista sacro, pintou o forro da capela com a figura de Nossa Senhora rodeado por 11 querubins. Para alcançar a capela, é necessário escalar 81 degraus.

Aluguel sitio

Igreja NS da Escada

Funcionamento
Terça a domingo
das 9h às 17h
Tombada pelo IPHAN
Praça Salvador Lemes Cardoso, s/nº - Freguesia da Escada

Associada às origens da cidade, a capela original foi construída pelos índios, em 1652, sob orientação dos jesuítas. Com sua expulsão da Capitania de São Vicente e sob a administração dos franciscanos, foram construídos, no ano de 1732, o convento anexo e a nova capela, onde hoje se encontra a atual Igreja Nossa Senhora da Escada.

Sua arquitetura é tipicamente barroca, com paredes em taipa de pilão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941.

Alugar sítio em SP

Pau D'Alho

Funcionamento:
Das 09 h às 18 diariamente
Rua Coronel Ramalho, s/n - Centro

O Recanto do Américo oferece em toda a sua extensão uma área cravada de recursos naturais, que se interligam em uma praça com todos os equipamentos necessários à sua utilização, como quiosques, bancos, alambrados, decks com vista panorâmica, banheiros e lanchonete. As pontes que interligam a praça às ilhas foram todas construídas sob especificações de normas canadenses e levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul.

Turismos Guararema SP

Praça do coreto

Centro de Guararema

A famosa praça do coreto de Guararema, idealizada pelo prefeito Ivan Brasil, em 1932, e revitalizada em 2011, é um dos pontos mais agradáveis de Guararema. É cenário das manifestações culturais da cidade e de encontros das famílias guararemenses. O nome é uma homenagem a Brasílio Pinto da Fonseca, prefeito da cidade por três mandatos.

Conta com esculturas do artista Adélio Sarro, paisagismo bem cuidado e uma fonte, elementos que conferem ao lugar um charme especial. Programação musical variada pode ser prestigiada aos domingos. Um carrinho de pipoca em estilo retrô “estaciona” aos finais de semana, fazendo a alegria da criançada!

Alugar Sítio em Guararema

Ilha Grande

Funcionamento:
Das 6h às 20h diariamente
Centro - Guararema

A Ilha Grande, é uma ilha do Rio Paraíba do Sul localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins.

Além de todos estes atrativos, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental, o NEA, espaço destinado aos debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente.

Alugar sítio em guararema

Estação Literária

Funcionamento
Terça a sexta
das 9h às 20h
Sábado, domingo e feriados
das 10h às 17h
Rua 19 de Setembro, 223 - Centro

A Estação Literária reúne um acervo estimado em 12 mil livros, além de midiateca com mil DVDs, CDs, jogos e brinquedos que visam despertar no usuário comum o leitor fiel, por vezes adormecido. O acervo inicial pretende atender às diferentes expectativas e necessidades, e será atualizado a partir das sugestões dos usuários. A "Sala Trayde Fonseca" abriga a "Biblioteca da Primeira Infância". O "Auditório Mário Caserta" tem programação cultural variada.

Idealizada para integrar pessoas e livros, o espaço físico propõe total mobilidade e acessibilidade. Inexistem paredes nos pisos superior e térreo, como forma de cultivar a ideia de sociabilidade e integração. Acervo e equipamentos estão dispostos de modo a incentivar sua consulta e uso. A altura das estantes, a disposição do acervo, a mobília de estar são todos um convite à permanência.